:: Notí­cias do DZO :: :: Notícias do DZO :: :: Notícias do DZO ::

Notí­cias

Aumentar texto: a a a


16/05/2017

Mais um Grupo de Estudos criado no DZO - GAVA - Grupo de Estudos em Avicultura Alternativa. Clique aqui para conhecer mais sobre o nosso grupo."


20/03/2017

Boletim Técnico - "Criação Racional de Caprinos"


A Prof. Maria das Graças (Gracita) lança material intensivo sobre "Criação Racional de Caprinos". O material está disponível no Repositório Institucuional da UFLA e pode ser acessado diretamente, clicando aqui





23/07/2014

Criado o GEMIZ - Grupo de Estudos em Microbiologia Zootécnica


O prof. Roberto Maciel esteve reunido esta semana com os alunos e alguns orientadores para formalizar a criação do GEMIZ. O Grupo tem por finalidade promover o aprendizado contínuo na área de Microbiologia Zootécnica e difundir o conhecimento através de atividades abertas a comunidade acadêmica, tais como reuniões, palestras, oficinas, jornadas, simpósios, congressos e cursos.
O grupo pretende estimular o desenvolvimento de pesquisas, ações de promoção de extensão e parcerias com entidades visando potencializar os benefícios do curso de Zootecnia para a sociedade regional, bem como, contribuir para a formação dos acadêmicos.

22/07/2014

Docente e doutorandos do DZO participam de encontro internacional sobre avicultura industrial

 O Poultry Science Association Annual Meeting, considerado a maior reunião científica sobre avicultura industrial, foi realizado entre os dias 14 e 17 de julho, em Corpus Christi, Texas (EUA). O professor Antônio Gilberto Bertechini (DZO) e os doutorandos Levy do Vale Teixeira e Tiago Ferreira Birro Oliveira participaram do encontro.

Eles foram responsáveis pela apresentação de quatro trabalhos de pesquisa. Um dos estudos foi agraciado como a melhor apresentação de trabalho científico: “Efeitos do complexo enzimático sobre o desempenho e a digestibilidade para frangos de corte”, elaborado por Tiago Oliveira, que realiza doutorado sanduíche na Universidade do Mississippi e é coorientado pelo professor David Peebles.
Além do encontro, o trio visitou o setor de pesquisa com aves da Texas A&M University, em College Station, Texas. Lá, fizeram uma apresentação institucional da UFLA, para possíveis parcerias em pesquisas com aves.

15/04/2013

O pós-doc Marcelo Leal é convidado para participar como membro do corpo editorial do periódico Ege Journal of Fisheries and Aquatic Sciences

O pesquisador e pós-doutorando do departamento de Zootecnia da UFLA, Dr. Marcelo de Castro Leal, foi convidado em 2012 para participar como membro do corpo editorial do periódico Ege Journal of Fisheries and Aquatic Sciences (EgeJfAS).O EgeJFAS é um periódico cientí­fico internacional publicado pela Ege University Faculty of Fisheries, na Turquia.Trata-se de um jornal que publica artigos originais, notas técnicas e todos os aspectos em pesca e ciências aquáticas, desde 1984. Atualmente, através de esfoço internacional, encontra-se em expansão e já está indexado em cinco databases (ASFA, BIOSIS, CABI, FishLIT e ULAKBIM), além de possuir digital object identifier (DOI). O próximo esforço do corpo editorial está em indexá-lo no ISI e desta forma incorporar um fator de impacto. Assim, o Dr. Marcelo convida a comunidade cientí­fica da UFLA na área de Ciências Aquáticas, a submeter seus futuros trabalhos no EgeJFAS.

Para acessar o Journal, por favor, CLIQUE AQUI.










20/02/2013

A página do GMAB (Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia) já está no ar

No dia 6 de abril o GERE (Grupo de Estudos em Reprodução) estará promovendo o I Workshop em Reprodução de Equí­deos. O evento acontecerá no Anfiteatro de Agricultura da UFLA. Para maiores informações e inscrição, por favor, acesse CLICANDO AQUI.


18/02/2013

I Workshop em Reprodução de Equí­deos

No dia 6 de abril o GERE (Grupo de Estudos em Reprodução) estará promovendo o I Workshop em Reprodução de Equí­deos. O evento acontecerá no Anfiteatro de Agricultura da UFLA. Para maiores informações e inscrição, por favor, acesse CLICANDO AQUI.


07/02/2013

O GMAB convida para o I Ciclo de palestras em Melhoramento Animal

O Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) realizará entre os dias 12 e 13 de março o I Ciclo de Palestras em Melhoramento Animal. O objetivo é oferecer aos participantes o aprimoramento de seus conhecimentos no melhoramento animal, abordando temas relevantes nessa área. O público estimado é de 60 pessoas, composto por alunos de graduação e de pós-graduação em Agronomia, Mediciana Veterinária e Zootecnia, além de produtores, técnicos e profissionais do setor agropecuário da região. Para maiores informações, favor entrar em contato por e-mail: gmabufla@yahoo.com.br. O telefone para contato é (35) 3829-1688. A página do evento em breve estará no ar. Aguardem.


20/11/2012

Prof. Roberto Maciel viaja para Lisboa, Portugal, para apresentar resultados em Conferência Internacional

Com a finalização da construção e aquisição dos equipamentos para o Laboratório de Microbiologia do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (DZO/UFLA), os resultados de pesquisa já começam a aparecer. No final de novembro, nos dias 21 a 23, o professor de Microbiologia Zootécnica Roberto Maciel de Oliveira apresentou dois trabalhos na II Conference International on Antimicrobial Research,realizadaem Lisboa, Portugal.

Em um dos trabalhos, o professor apresentou resultados da avaliação da sensibilidade e resistência de uma série de antibióticos no combate do Staphylococcos aureus uma das principais causas da mastite em bovinos.Entre os resultados, foi demostrado um alto ní­vel de resistência de bactérias isoladas a antibióticos frequentemente utilizados nas fazendas que compuseram as amostras do estudo.

A pesquisa foi motivada em razão do uso indiscriminado de antibióticos, causando um perfil de resistência em alguns medicamentos comumente utilizados no combate à doença.  Nesse sentido, o professor comenta ser muito importante a aplicação sistemática de um ensaio in vitro de sensibilidade aos antibióticos, antes do uso de antibióticos para o tratamento de infecções intra-mamárias.

O outro trabalho apresentado no evento tem forte apelo social, do ponto de vista da saúde dos consumidores. Trata-se de resultados parciais de pesquisas em que foram realizadas simulaçõesin vitro de condições de uso de superfí­cies de contato, após a desinfecção por diferentes produtos utilizados por indústrias de processamento de carne, em diferentes concentrações. O desempenho dos produtos foi confrontado na presença de Listeria monocytogenes e Salmonella typhimurium.

Todos os cinco desinfetantes foram eficazes na ausência de matéria orgânica em ambas as temperaturas testadas; no entanto, na presença de matéria orgânica no ensaio, só o hipoclorito de sódio, ácido peracético e glutaraldeí­do foram eficazes.

De acordo com o professor, esses resultados indicam que a eficácia dos desinfectantes testados estava mais relacionada com a presença de matéria orgânica e o tempo de exposição do que com o perfil de resistência apresentado pelos isolados testados, inferindo que o tempo de manipulação pode permitir a sobrevivência dos micro-organismos no meio. Veja a notí­cia aqui.


04/06/2012

Visita a Universidade Szent Istvan, em Godollo, Hungria

A Prof. Ana Viveiros e o pós-doc Marcelo Leal encontram-se na Hungria na Universidade Szent Istvan, em Godollo.
Nessa Universidade, os Prof. Woynarovich e Prof. Horvath trabalharam por tantos anos e escreveram o livro mundialmente conhecido e divulgado pela FAO, e que foi adotado por nós, brasileiros: A propagação artificial de peixes de águas tropicais ; traduzido e publicado pela CODEVASF, em 1983.
Infelizmente o Prof. Woynarovich faleceu ano passado aos 97 anos de idade. Entretanto, o Prof. Horvath ainda trabalha, uma vez na semana, em um projeto sobre "Indução de desova na enguia Europeia mantida em cativeiro".
Na foto abaixo: Da esquerda para a direita, doutorando que está conduzindo o projeto em enguia, Prof. Ana, Prof. Horvath e o Dr. Marcelo; na outra foto, está o Prof. Horvath injetando hormí´nio numa fêmea de enguia.






















28/02/2012

IV Simpósio Mineiro de Suinocultura

Nos dias 23, 24 e 25 de abril de 2012, o NESUI (Núcleo de Estudos em Suinocultura da UFLA) realizará o IV SIMIS no Salão de Convenções da UFLA (Lavras-MG). Em 10 anos de existência o NESUI busca o que há de melhor, integrando ciência e prática no campo. Para maiores informações CLIQUE AQUI.

07/11/2011

1º Curso Teórico-Prático de Condicionamento Fí­sico de Cavalo Esportista

Nos dias 03 e 04 de dezembro de 2011, o NEQUI (Núcleo de Estudos em Equideocultura da UFLA) realizará o 1º CURSO TEí“RICO-PRíTICO SOBRE CONDICIONAMENTO FíSICO DO CAVALO ESPORTIVO nas dependências do Centro de Treinamento Marquinho Vilela (Lavras-MG). O evento é inédito no Sul de Minas, tendo por objetivo reunir criadores, profissionais e estudantes atuantes na equideocultura para discussão de temas relevantes para aprimoramento dos programas de condicionamento fí­sico equino (metabolismo energético, avaliação e exercí­cios para melhoria do condicionamento fí­sico, planificação e acompanhamento do treinamento). Para maiores informações CLIQUE AQUI.

18/10/2011

A Datamed oferece no dia 27 de outubro palestra sobre Técnicas de Pipetagem

No próximo dia 27 de outubro será realizada na sala de reuniões do DZO uma palestra, ministrada pelo biólogo Antí´nio Zumpano, técnico da DATAMED, sobre Técnicas de Pipetagem. Seu público alvo se extende a todos os membros da UFLA (docentes, discentes de graduação e pós-graduação e TAs). A palestra terá iní­cio as 14 horas com 02 horas de duração. Ao término será oferecido um coffee-break. Os certificados serão entregues ao final do evento. Maiores informações CLIQUE AQUI.

18/10/2011

VII Simpósio e VI Congresso Forragicultura e Pastagens de 09 a 11 de junho de 2011 no Salão de Convenções da UFLA.

Com o intuito de congregar profissionais, estudantes, pesquisadores e produtores ligados à produção de gado de corte, será realizada na Universidade Federal de Lavras (UFLA), de 20 a 22 de outubro, a sétima edição do Simpec - VII Simpósio de Pecuária de Corte e II Simpósio Internacional de Pecuária de Corte, promovido pelo Departamento de Zootecnia e organizado pelo Núcleo de Estudo em Pecuária de Corte (Nepec). Veja a programação completa e outras informações no site.

08/06/2011

VII Simpósio e VI Congresso Forragicultura e Pastagens de 09 a 11 de junho de 2011 no Salão de Convenções da UFLA.

No VIII SIMPí“SIO e IV CONGRESSO DE FORRAGICULTURA E PASTAGENS: “TEMAS EM EVIDÊNCIAS”, espera-se, com ajuda dos palestrantes e moderadores, especialistas de elevado gabarito e profundos conhecedores dos temas a eles atribuí­dos, gerar discussões, debates e questionamentos, mas principalmente identificar respostas e soluções para que, através da integração de conhecimentos, seja possí­vel fomentar os cientistas com novos problemas a serem estudados, e suprir o setor produtivo com tecnologias que possibilitem a condução de sistemas de produção animal tecnicamente viáveis economicamente rentáveis e ecologicamente sustentáveis. O evento está programado para ocorrer enrte os dias 09 a 11 de junho de 2011 no Salão de Convenções. Clique aqui para maiores informações.

15/04/2011

Prof. Ana Viveiros tem participação, em dois capí­tulos, na 2a edição do livro CRYOPRESERVATION IN AQUATIC SPECIES.

Após quase 3 anos de trabalho na editoração, foi lançado durante o evento World Aquaculture Society (WAS) em New Orleans, fevereiro 2011, a 2a edição do livro CRYOPRESERVATION IN AQUATIC SPECIES. Neste livro a Prof. Ana Viveiros teve o prazer de escrever 2 capí­tulos:

  • Godinho, H. P. and A. T. M. Viveiros. 2011. Current Status of Sperm Cryopreservation of Brazilian Characiform Fishes. In: Cryopreservation in Aquatic Species, 2nd Edition. T. R. Tiersch and C. C. Green, editors. World Aquaculture Society, Baton Rouge, Louisiana. Pp. 875-884.
  • Viveiros, A. T. M. 2011. Current Status of Sperm Cryopreservation in Siluriform Catfishes. In: Cryopreservation in Aquatic Species, 2nd Edition. T. R. Tiersch and C. C. Green, editors. World Aquaculture Society, Baton Rouge, Louisiana. Pp. 387-397.

Seu esposo Marcelo C. Leal, que é tutor do curso lato sensu em Piscicultura, escreveu também um capútulo:

  • Leal, M. C., R. H. Nobrega and L. R. Franca. 2011. Spermatogenesis in Fish: A Structural and Functional Basis for Applied Research. In: Cryopreservation in Aquatic Species, 2nd Edition. T. R. Tiersch and C. C. Green, editors. World Aquaculture Society, Baton Rouge, Louisiana. Pp. 33-36.

31/03/2011

Fica pronto o Laboratório de Microbiologia do DZO

Nesta última quarta-feira (30/03) ficou pronto o Laboratório de Microbiologia do Departamento de Zootecnia sob a responsabilidade do Prof. Roberto Maciel de Oliveira. O laboratório foi equipado para realizar análises bacteriológicas de água, ingredientes de rações, alimentos e outros substratos. De acordo com o prof. Roberto o laboratório visa atender pesquisas de Iniciação Cientí­fica e da Pós-Graduação que contemplam análises microbiológicas. "Como todo iní­cio, o laboratório ainda trabalhará com algumas restrições, pois necessita de alguns itens financiáveis para sua operacionalização, mas acredito que em breve possa atender todas as necessidades do nosso departamento", ressalta o Prof. Roberto.

Para ampliar as fotos do laboratório, clique sobre as mesmas.

de

09/07

Professor do DZO/UFLA é co-autor de livro envolvendo técnicas para o aperfeiçoamento da nutrição mineral em animais

O prof. José Cleto da Silva Filho, do Departamento de Zootecnia, é um dos autores do livro “Phosphorous and Calcium utilization and requirements in farm animals” (Utilização e necessidades de cálcio e fósforo em animais domésticos), lançado recentemente, na Europa. O livro será apresentado na próxima 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia, em Salvador - BA.

Editado pelos pesquisadores Dorinha M. S. Vitti, da Universidade de São Paulo e Ermias Kebreab, da Universidade de Davis - USA , o livro é formado por 10 capí­tulos escritos por autores de diversos paí­ses entre eles Brasil, EUA, Canadá, Inglaterra, Holanda e Espanha. O pesquisador do DZO/UFLA é co-autor em três capí­tulos: “Isotope Dilution Technique”; “Phosphorous and calcium utilization in ruminants using isotope dilution technique”  e “Phosphorous and calcium utilization in non-ruminants using Isotope Dilution Technique” .
Segundo o prof. Cleto, o enfoque principal do livro está na utilização da técnica conhecida como diluição isotópica e aliada à modelagem nos estudos envolvendo o metabolismo mineral em diferentes espécies de animais. “Basicamente, essa técnica permite que se calcule a disponibilidade verdadeira dos minerais, em especial do fósforo e do cálcio, dois dos principais macros elementos minerais, ambos de fundamental importância no que diz respeito à nutrição animal”, explica ele.
O conhecimento da disponibilidade verdadeira dos minerais ou biodisponibilidade, como também é conhecida, permite que se faça o balanceamento correto das rações, sem que haja desperdí­cios e perdas desnecessárias ao ambiente, além de um forte  impacto econí´mico.
“O professor comenta ainda, que, embora esses estudos tenham sido aplicados em ovinos, caprinos, bovinos, suí­nos e aves, é possí­vel aplicá-los também em outras espécies”. 
O livro pode ser encontrado no site da Editora Cabi International (www.cabi.org)

16/03

Deputado Estadual Lafayette de Andrada doa recursos para o Setor de Caprinos



No dia 11 deste mês, o Deputado Estadual, Lafayette de Andrada, ex-aluno nosso e a Prof. Maria das Graças (Gracita), estiveram na Assembléia Legislativa, em B.H., agradecendo pela contribuição que o mesmo fez através da doação de recursos para o Setor de Caprinos desta Instituição, o que irá auxiliar no Ensino, Pesquisa e na Extensão desta atividade.





25/02

A Tortuga Companhia Zootécnica Agrária envia carta de reconhecimento ao curso de Zootecnia

Veja a carta abaixo:

Prezada Professora Gracita

Tenho o grande prazer de informá-la que nosso colaborador, Dr. Danilo Mariano Figueiredo - zootecnista formado pela UFLA em 1997, foi eleito pela Tortuga Cia Zootécnica Agrária como o melhor assistente técnico no segmento gado de corte do ano de 2009. Saliento que, além dos devidos reconhecimentos advindos deste prêmio, o Dr. Danilo ganhou de nossa Companhia uma viagem aos Estados Unidos onde terá a oportunidade de fazer diversos cursos ligados a nutrição animal, bem como visitar propriedades pecuárias e conhecer um pouco mais do processo produtivo deste Paí­s.

Sendo assim, gostaria de repartir com todos os professores e colaboradores da nossa querida Universidade este mérito, pois sabemos que uma boa parte da ótima formação deste nosso colaborador é derivada da competência e do comprometimento destes profissionais. Julgo também que esta premiação a um ex-aluno da UFLA deve ser amplamente difundida para mostrar aos jovens estudantes a oportunidade impar de estar numa das melhores Instituições de Ensino e Pesquisa Agropecuária do Paí­s e também para que os mesmos vejam um exemplo claro que o futuro nada mais é do que o reflexo das ações tomadas no presente, pois “somente colhemos o que plantamos”.

Um grande abraço.

20/11

Dia 24/11 será realizada palestra promovida pelo GENAR

O Grupo de Estudos em Nutrição e Alimentação de Ruminantes (GENAR), do nosso departamento, promove dia 24/11 o II Ciclo de Palestras em Produção e Nutrição de Ruminantes a ser realizado no anfiteatro do DEX as 17:30h, com as participações do prof. Dr. Márcio Machado Ladeira e do Dr. Rodrigo Michelini Coelho.

16/11

Cargill selecionará estagiário ou profissional durante palestra

Realiza-se, no próximo dia 25, uma palestra proferida por representantes da Cargill, uma multinacional de agronegócios e a maior empresa de capital fechado do mundo.

O assunto a ser tratado está relacionado à atuação da Cargill na área de Inteligência em Agronegócios no Brasil e Exterior - focada na área de análise do mercado de produção animal.

Nesse dia, a Cargill também dará iní­cio ao processo de seleção de um estagiário e/ou de um Analista de Demanda. Entre os requisitos para a vaga, é necessário ter superior completo ou estar cursando o último ano em Zootecnia e ter inglês intermediário.

Data: 25 de novembro
Horário: às 14h
Local: Auditório Departamento de Agricultura da Ufla

29/10

SIMPEC marca com sucesso o evento realizado entre os dias 22 e 24 desse mês

Com o intuito de congregar profissionais, estudantes, pesquisadores e produtores ligados à produção de gado de corte, nos dias 22 e 24 de outubro foi realizado na Universidade Federal de Lavras - UFLA o SIMPEC - VI Simpósio de Pecuária de Corte e I Simpósio Internacional de Pecuária de Corte, promovido pelo Departamento de Zootecnia e organizado pelo Núcleo de Estudo em Pecuária de Corte (NEPEC). Com a presença de renomados pesquisadores nacionais e também dos EUA e Argentina esta edição do evento consolidou as anteriores devido à grande demanda (as inscrições foram encerradas com um mês de antecedência ao iní­cio). Isto também ficou demonstrado na solenidade de abertura, pois, as autoridades que presidiram a mesa manifestaram sua admiração ao ver o anfiteatro do salão de convenções com todos as poltronas ocupadas. A qualidade do evento pí´de ser mensurada pela ótima repercussão, entre todos os participantes, que as palestras ministradas tiveram. O evento também permitiu um maior contato entre os palestrantes e todos os participantes, principalmente nos momentos de confraternização (SIMPECFEST e o Churrasco de Encerramento), que foram palcos de conversas e descontração.
As mensagens oficiais, via email e diretas vindas de outras instituições de ensino, empresa e profissionais, do Brasil e exterior, dirigidas aos organizadores do evento também demonstram a qualidade e o sucesso obtidos. Além dos ganhos diretos, como mencionados, este evento propiciou o iní­cio de um acordo entre a Universidade Federal de Lavras e a University of Wisconsin, em Madison (EUA), e o agendamento de uma visita técnica à EMBRAPA em Goiânia e às maiores fazendas de pecuária de corte do estado de Goiás, a ser realizada pelos integrantes do NEPEC. Com tudo isso, o SIMPEC possibilitou, mais uma vez, colocar em destaque o nome da UFLA dentro do cenário internacional. Para finalizar, a organização do evento agradece ao DZO e à UFLA o apoio recebido.

07/10

Bactéria aumenta eficiência de tratamentos intestinais

Medicamentos administrados por via oral são frequentemente degradados pelo sistema digestivo antes mesmo de chegarem ao destino. Buscando uma solução para o problema, pesquisadores modificaram a bactéria Bacteroides ovatus, uma habitante natural do muco do cólon (parte do intestino), de modo que ela leve o medicamento até células danificadas do revestimento intestinal.

O time do microbiologista Simon Carding, do Instituto de Pesquisa em Alimentos de Norwich, no Reino Unido, modificou a B. ovatus para transportar o gene que codifica uma proteí­na terapêutica chamada fator de crescimento de queratinócitos tipo 2, que tem papel crucial na manutenção e no reparo do revestimento intestinal. Quando esta bactéria foi administrada em camundongos, mesmo em baixa quantidade de células, foi possí­vel observar que a proteí­na produzida foi capaz de reduzir hemorragia retal, acelerar o restabelecimento do revestimento intestinal e reduzir a inflamação intestinal nos animais. Isso sugere que o novo sistema de apresentação é capaz de entregar a proteí­na terapêutica especificamente ao tecido alvo e em dose controlada. Além disso, nenhum efeito colateral foi detectado.

Fonte: http://www.cib.org.br/em_dia.php?id=1211

01/10

Pet Zootecnia promove minicursos em formulação de ração

O PET Zootecnia promove, nos dias 06 e 08 de outubro, das 18 às 21h, o I Ciclo de Minicursos em Formulação de Ração, que tem por objetivo dar noções básicas de formulação de dietas para suí­nos. As inscrições e outras informações podem ser obtidas no próprio PET - Zootecnia ou pelo fone 3829-1685.

20/09

Profa. Ana Viveiros apresentou trabalho no 2nd International Workshop on the Biology of Fish Gametes em Valencia, Espanha.

De 09 a 11/09 em Valencia, Espanha, aconteceu o 2nd International Workshop on the Biology of Fish Gametes.
Praticamente todos os profissionais de renome na área de gameta de peixes estavam presentes!
Do Brasil, encontravam-se presentes: Prof. Ana Viveiros (UFLA), Elisabeth Romagosa (Instituto de Pesca), Paulo Carneiro (EMBRAPA) e 3 pós-graduandas da UNESP.
O trabalho inicialmente foi submetido na forma de resumo para apresentação em pí´ster, mas ele foi selecionado por mérito cientí­fico para apresentação oral.

Tí­tulo do trabalho:
THE EFFECTS OF OSMOLALITY ON PIRAPITINGA-DO-SUL Brycon opalinus SPERM

Autores:
Laura H. Orfão; Ariane F. do Nascimento; Danilo Caneppele; Ana T.M. Viveiros

O trabalho é parte da tese de doutorado da Laura, aqui pelo DZO. O trabalho teve excelente repercussão, e vários colegas se interessaram em trabalhar em colaboração com o atual grupo de pesquisa.

15/09

Pesquisa do Prof. Marcos Neves Pereira ocupa o 1º lugar no 6º Prêmio de Pesquisa Alltech

A pesquisa do Prof. Marcos Neves Pereira foi vencedora do 6º Prêmio de Pesquisa Alltech. Essa foi a última edição desse prêmio que a partir desse ano se tornou internacional, como o nome de Young Scientist.

  • 1º Lugar
Resposta de vacas leiteiras à substituição parcial de farelo de soja por Optigen®II ou ureia
Aluno: Junio Fabiano dos Santos
Orientador: Marcos Neves Pereira
Universidade: UFLA

  • 2° Lugar
Utilização de Lactobacillus plantarum como probiótico em sistema de policultivo de tilápias com camarões marinhos
Aluno: Adolfo Jatobá Medeiros Bezerra
Orientador: José Luiz Pedreira Mourií±o
Universidade: UFSC

  • 3° Lugar
Incorporação de uréia encapsulada em suplementos protéicos fornecidos para novilhos alimentados com feno de baixa qualidade
Aluno: Eduardo Bohrer de Azevedo
Orientador: Harold Ospina Patino
Universidade: UFRGS

08/09

IV Jornada Técnica em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva

Acontece nos dias 24 e 25 de setembro deste ano a IV Jornada Técnica em Sistemas de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva com o Tema: A PECUÁRIA EFICIENTE = CONHECIMENTO INTEGRADO no Auditório da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul - FARSUL em Porto Alegre-RS. Visite o site: http://www.nespro.ufrgs.br/index.php.



04/09

I Curso de Qualidade de Carne de Ruminante

De 02 a 04/12 em Porto Alegre - RS
Para maiores informações acesse o Site: www.nespro.ufrgs.br/index.php


02/09

47ª Reunião Anual da SBZ

No ano de 2010 será sediada na cidade de Salvador - BA, a 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia sob a presidência do Professor Ronaldo Lopes Oliveira da Universidade Federal da Bahia.

23/08

VI Simpósio de Pecuária de Corte e I Simpósio Internacional de Pecuária de Corte

O Núcleo de Estudos em Pecuária de Corte (NEPEC) da UFLA convida a todos para participarem do VI SIMPEC a ser realizado nos dias 22, 23 e 24 de outubro de 2009 no salão de Convenções da Ufla. Para maiores informações sobre a programação clique aqui.


20/08

Solenidade marca a abertura do V Simpósio de Ovinocultura

Realizou-se, hoje, às 9h, a abertura do V Simpósio Mineiro de Ovinocultura, uma realização do GAO (Grupo de Apoio à Ovinocultura)/Ufla.
Com o tema -œSustentabilidade e Perspectiva - o evento é apoiado pelo Departamento de Zootecnia, pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos de MG, pela Farmpoint, pela revista “O Berro” e é patrocinado pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA; pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Minas Gerais - Fapemig, pela Tela Campestre Belgo Bekaert e pela Arenales Fauna & Flora.
A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pelo Reitor em exercí­cio, prof. Elias Tadeu Fialho, pelo Chefe do Departamento de Zootecnia, prof. Eduardo Pinto Filgueiras, pelo orientador do GAO, prof. Juan Ramon Olalquiaga Perez, pela representante da Fapemig no evento, profa. Iara Alvarenga Mesquita Pereira e pelo coordenador do GAO, o acadêmico Silas Pinto Greca.
PRONUNCIAMENTOS - O prof. Eduardo ressaltou o apoio recebido da Ufla para a realização do evento, parabenizou o prof. Juan pelas realizações do grupo, “o que tem levado não só o nome do Departamento da Zootecnia como o da Ufla aos mais diversos locais” e agradeceu aos congressistas pela participação no Simpósio, desejando-lhes que possam trocar e ampliar conhecimentos.
Já o prof. Fialho agradeceu aos prelecionistas convidados e aos estudantes que fazem parte do GAO pela realização do Simpósio. De acordo com ele, o evento, além de difundir a produção cientí­fica, promoverá uma maior integração entre os estudantes e professores da Ufla com os de outras universidades, assim como profissionais de diferentes empresas, o que contribui para a divulgação de tecnologias recentes na área de ovinos.
Ele também fez alguns comentários acerca da ovinocultura, ressaltando que o rebanho no paí­s é estimado em 16 a 20 milhões de ovinos e que de 70 a 80% da carne atualmente consumida no Brasil é importada do Uruguai e da Nova Zelândia.
No entanto, continuou Fialho, o setor vem crescendo e se modernizando no território nacional. Exemplos deste desenvolvimento são a intensificação das pesquisas voltadas para a produção de animais e o beneficiamento de seus produtos, além do crescimento do ní­vel de organização dos produtores e do uso de novas tecnologias na área.



[1] 2 3
Departamento de Zootecnia
Universidade Federal de Lavras
TeleFax: 35.3829.1231
Caixa Postal 3037 | CEP 37200-000 | Lavras-MG
Email: dzo@ufla.br