:: Histórico :: :: Histórico :: :: Histórico :: :: Histórico :: :: Histórico ::

Histórico

de

O Departamento de Zootecnia (DZO), um dos mais antigos da UFLA, é um departamento didático-cientí­fico que tem como função atender as necessidades dos cursos de graduação e pós-graduação que envolvam a produção e criação animal desta IFE. Portanto, dispõe de infra-estrutura básica composta por setores de Avicultura, Bovinocultura de Corte, Bovinocultura de leite, Nutrição de Cães e Gatos, Caprinocultura, Cunicultura, Ovinocultura, Piscicultura, Suinocultura, Forragicultura e Pastagens, Fábrica de Ração e Laboratório de Nutrição Animal.

O curso de graduação em Zootecnia da UFLA foi autorizado em 05/12/1975, através do parecer 4878/75 do Conselho Federal de Educação e reconhecido pela Portaria Ministerial nº 62 de 15/01/80. Já o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Zootecnia do DZO/UFLA, em ní­vel de mestrado, iniciou em 1976 e, em 1995, teve iní­cio o Curso de Doutorado. O Programa tem nas avaliações da CAPES o conceito 4. O Programa objetiva a capacitação do profissional para o magistério superior e para a pesquisa, qualificando-o e habilitando-o, na teoria e na prática, para o desenvolvimento de projetos que visem solucionar os problemas da Ciência Animal. Ambos os cursos possuem áreas de Concentração em: Produção Animal, Nutrição de Ruminantes, Nutrição de Monogástricos, Forragicultura e Pastagem.

Quanto a publicações técnicas-cientí­ficas, o Programa de Pós-Graduação em Zootecnia nestes 32 anos, publicou mais de 700 Artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais, mais de 2000 Resumos em Anais de Congressos Nacionais e Internacionais e 40 Livros didático-cientí­ficos. O Programa de Pós-Graduação em Zootecnia possui um total de 21 Professores Orientadores, sendo 100% com Doutorado/PhD, ministrando mais de 50 Disciplinas. Dos professores orientadores 87% possuem Bolsas de produtividade do CNPq. No sentido de aperfeiçoar as atividades e contribuir com o processo de educação continuada, o Departamento de Zootecnia foi pioneiro na Universidade Federal de Lavras no oferecimento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, modalidade à distância, tendo iniciado esta atividade oferecendo, inicialmente, o Curso de Produção de Ruminantes, em 1987; em seguida, o Curso de Produção de Suí­nos e Aves, em 1989, o de Piscicultura em 1998, o de Bovinocultura de Leite em 2001 e em 2004 começou a ser oferecido o de Nutrição de Cães e Gatos. Nestes 15 anos de atividades Lato Sensu, concluí­ram os cursos oferecidos pelo Departamento de Zootecnia cerca de 1500 profissionais das áreas de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Administração Rural, oriundos das mais diversas regiões do paí­s. Os egressos desses cursos, ao manifestarem suas opiniões sobre este tipo de treinamento recebido, são unânimes em afirmar que os conhecimentos adquiridos lhes têm sido de grande valia para o bom andamento de suas atividades profissionais, quer seja em empresas privadas, órgãos governamentais, ensino, pesquisa e atividades afins em Ciências Agrárias. Outro resultado que tem sido notado, principalmente com aqueles egressos que têm mais tempo de graduação, é que os cursos Lato Sensu servem de incentivo para a continuação dos estudos em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Atualmente o DZO possui em seu quadro funcional, 31 professores, e também, 24 funcionários, sendo 20 efetivos e 4 terceirizados. O Departamento desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de seus servidores que trabalham em regime de tempo integral e dedicação exclusiva.


Departamento de Zootecnia
Universidade Federal de Lavras
TeleFax: 35.3829.1231
Caixa Postal 3037 | CEP 37200-000 | Lavras-MG
Email: dzo@dzo.ufla.br