:: Curso de Zootecnia :: :: Curso de Zootecnia ::

O Curso de Zootecnia

Aumentar texto: a a a


O curso visa a formar profissionais éticos que priorizem as relações de interesse social e econômico do mercado de trabalho, buscando sempre a eficiência do setor agropecuário aptos a planejar, gerenciar, e assistir diferentes sistemas de produção animal e estabelecimentos agroindustriais.

Tem como objetivo agregar valores e otimizar a utilização dos recursos potencialmente disponí­veis e tecnologias sociais economicamente adaptáveis, atendendo às demandas da sociedade quanto à excelência na qualidade e segurança dos produtos de origem animal e viabilizar sistemas alternativos de produção animal, bem como a comercialização de seus produtos e subprodutos. São, portanto, competências do zootecnista: registro e controle de animais de diferentes raças; supervisão de exposições oficiais, avaliação genética de rebanhos; seleção de animais para formação de rebanhos-matrizes para reprodução; definição de sistemas e técnicas de cruzamentos; desenvolvimento de técnicas de pastagem; bioclimatologia; pesquisa de necessidades nutricionais de rebanhos e adequação de dieta animal; planejamento de instalações para a criação de animais visando ao conforto e funcionalidade; supervisão de vacinação e inseminação de animais.

O exercí­cio de profissão de Zootecnista foi regulamentado pela lei Nº 5550 (04/12/1968) e suas diretrizes curriculares do curso de Graduação homologadas em 17/12/2004.

O curso de Zootecnia da UFLA, foi autorizado em 05/12/1975, através do parecer 4878/75 do Conselho Federal de Educação e, neste 42 anos foi responsável pela formação de muitos profisionais altamente qualificados. Atualmente o tempo necessário para sua formação é de no mí­nimo 10 semestres letivos, com carga horária total de 4.355 horas/aula, para o cumprimento de disciplinas obrigatórias e eletivas, estágio supervisionado e projeto orientado, e de outras atividades acadêmicas.

Os discentes dedicam-se à atividades de ensino, pesquisa e extensão, por meio de monitorias, iniciação cientí­fica, estágios, bolsa atividade, PET e de núcleos de estudos. Atualmente o DZO possui 16 grupos de estudos atuantes, os quais tem proporcionado a participação em atividades de pesquisa, assistência técnica e organização e realização de eventos entre outras, permitindo a integração entre docentes, discentes de graduação e pós-graduação, que atuam nas diferentes áreas do conhecimentos.

O programa de Pós-graduação em Zootecnia também tem contribuí­do para a formação acadêmica dos 31 docentes envolvidos. Dos alunos, 84 são bolsistas de instituições como CNPq, Capes, Fapemig, dentre outras; o que além de demonstrar a alta qualidade e competência de seus docentes, tem permitido a aprovação de um grande volume de projetos de pesquisa em órgãos públicos e privados, contando sempre com a participação de discentes de Graduação.

Atualmente possuímos o ní­vel 4 do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes/ MEC) e as 5 estrelas recebida pelo Guia dos Estudantes em 2017.

Clique nas fotos para ampliar:

Go to top



Departamento de Zootecnia
Universidade Federal de Lavras
TeleFax: 35.3829.1231
Caixa Postal 3037 | CEP 37200-000 | Lavras-MG
Email: dzo@dzo.ufla.br