Caprinocultura

Aumentar texto: a a a


GESTÃO E DESENVOLVIMENTO DO SETOR DE CAPRINOCULTURA DO DZO/UFLA

  • Perí­odo de execução: De 1 de novembro de 2008 à 19 de abril de 2011.
  • Coordenador: Profa. Maria das Graças C. M. Siva - gracita@dzo.ufla.br - (35) 3829-1236.

A caprinocultura está direcionada para a produção de leite, carne e pele, conquistando asim, grandes mercados consumidores. Atualmente, a atividade se expande com investimentos de empresários e incentivos governamentais, dotando o criatório com soluções alternativas baseadas em tecnologias regionais.
No Brasil, assim como em outros paí­ses do mundo existe uma demanda crescente por alimentos de melhor qualidade, onde o critério de escolha entre um ou outro alimento são as caracterí­sticas que o produto apresenta como sabor, suculência, cor, padrão, garantia de origem, respeito ao meio ambiente, entre outras. O preço tem menor relevância para esse perfil de consumidor. Essa questão enfatiza a importância de se desenvolver produtos de acordo com os desejos dos consumidores.
Nesse processo de busca pela melhoria da qualidade há duas questões que o empresário rural não deve ignorar. O primeiro é "como produzir?" e segundo "como atender os desejos e necessidades do consumidor?".

1- "Como produzir", refere-se ao cumprimento das especificações estabelecidas a partir de critérios técnicos, por exemplo, as questões higiênico-sanitárias na propriedade. O cumprimento das especificações é importante, porém, o consumidor entende que as regras básicas que visam proteger a saúde pública são de responsabilidade do governo, de quem produz e de quem fornece o alimento e o seu cumprimento não é mais que uma obrigação.

2- "Como atender aos desejos e necessidades do consumidor?". Se o empresário rural pretende agregar valor a sua produção precisa conhecer o mercado e começar a ouvir o consumidor, buscar alternativas viáveis e realizar ações concretas na conquista desses mercados.

Portanto, a CRIAÇÃO DE CAPRINOS surge como ferramenta básica para o desenvolvimento da caprinocultura. Com a adoção das técnicas é possí­vel obter melhores resultados econômicos, produzindo cabritos saudáveis, em harmonia como o meio ambiente, conquistando a confiança e a satisfação dos consumidores.


Fonte:upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f2/C


Objetivos
  • Melhorar a qualidade das pesquisas desenvolvidas pelo Setor de Caprinocultura da UFLA;
  • Transformar o setor de caprinocultura em vitrine para aulas práticas, a fim de demonstrar o funcionamento de uma granja e preparar melhor os futuros profissionais que irão atuar na atividade;
  • Propiciar a nossos pesquisadores a oportunidade de desenvolver trabalhos de pesquisa atualizados e de alta qualidade;
  • Disponibilizar cursos, dias de campo e simpósios para que os produtores, técnicos e estudantes atualizem conhecimentos teóricos/práticos utilizando novas tecnologias no campo;
  • Promoção de palestras para difusão de tecnologias desenvolvidas;

Go to top
Departamento de Zootecnia
Universidade Federal de Lavras
TeleFax: 35.3829.1231
Caixa Postal 3037 | CEP 37200-000 | Lavras-MG
Email: dzo@dzo.ufla.br